O conteúdo é o rei e o relacionamento a rainha

Saiba porque o contéudo é o protagonista na hora de se relacionar nas mídias sociais. E quais são as marcas campeãs de engajamento na rede social com maior audiência.

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No momento da ativação de perfis nas mídias sociais surge um protagonista: o conteúdo. Cada mídia social exige um conteúdo segmentado, adequado para aquela plataforma. O usuário pode possuir perfis em diferentes plataformas, mas ele quer receber informações adequadas para cada uma delas.

Ao produzir o conteúdo é importante saber sobre o comportamento do usuário. Por exemplo, por que as pessoas curtem uma marca no Facebook? O levantamento do eMarketer (2011) mostrou que, para os usuários dessa mídia social, as razões mais comuns para se curtir a página de uma marca é a lealdade (49%) – público fiel, o desejo de acompanhar notícias sobre produtos (46%) – interesse contextual, e a busca por recompensas (46%) – público que não é fiel. Sobre o melhor caminho para que os consumidores tornem-se leais, a pesquisa revela que consultas e reclamações sendo atendidas 24 horas por dia, durante os sete dias da semana foi a principal razão para se manterem leais (34%), recompensas por compras e feedbacks ficaram na segunda colocação (20%).

Além de comportamento, é indispensável prestar atenção no EdgeRank. Ele é um algoritmo utilizado pelo Facebook para definir quais atualizações serão mostradas no Feed de Notícias dos usuários, baseado em três fatores: afinidade entre usuário e fan page, peso (interações da publicação) e data da publicação. Ou seja, se você não pensa o seu conteúdo para Facebook de forma estratégica, você pode estar falando sozinho. Os números mostram porque você deve pensar no EdgeRank: os usuários estão de 40 a 150 vezes mais propensos a consumir o conteúdo de uma marca no Feed de Notícias do que visitando uma fan page. E como os usuários reagem ao tipo de mídia postada? Veja abaixo:

  • Postagens com imagens conseguem 22% a mais de engajamento em relação a postagens com vídeos;
  • Postagens com imagens possuem 54% a mais de engajamento em relação a postagens de texto ;
  • Porém, postagens com vídeos têm 27% a mais de envolvimento em relação a postagens de texto.

Outra dica importante é não tornar-se um flooder. Ser um flooder é inundar o feed de notícias do usuário. Outras atitudes que geram unlike são excesso de propaganda, tédio, quando o interesse é pontual (promoções) e falta de adequação.

Depois de pensar o seu conteúdo, preocupe-se com a forma como você irá manter o relacionamento com os usuários. As dicas básicas nesse momento são: não seja intrusivo demais, não seja frio demais, não deixe as pessoas falando sozinhas, responda somente o que for perguntado, não ignore as informações que as pessoas estão lhe dando, assuma o erro, nunca delete posts de usuários. Existe espaço nos perfis corporativos para redigir “regras de uso”, liste que tipo de mensagens não serão permitidas, como: propaganda, pornografia e ofensas pessoais. Descrever as regras de uso é uma maneira de se proteger de alguns usuários mal intencionados. Contra eles os perfis nos trazem a possibilidade de, além de excluir posts, excluir usuários e até baní-los. Porém, só faça isso em último caso. Nunca use esses recursos para se livrar de possíveis problemas. Para resolver problemas a melhor forma é ser transparente e mostrar interesse em solucioná-los.

Utilize o espaço que as mídias sociais dão a você e a sede de informação dos usuários para falar sobre o seu produto. Para isso, tenha uma linguagem definida e constante, um perfil corporativo não pode ter mau humor. Faça perguntas e enquetes, faça uso de jogos sociais e aplicativos e não esqueça: a internet transformou-se em um ambiente colaborativo, faça isso tudo junto com os seus fãs e seguidores.

A fase que permeia todas as outras é o Monitoramento. Monitore, pois só assim você irá melhorar e atender as demandas do seu público. O público nos dá os caminhos que temos que seguir. É através do monitoramento que você irá verificar o tipo de relacionamento estabelecido e traçar novas estratégias de atuação.

Um infográfico da GraphMonitor  traz as marcas que mais se destacaram no Facebook Brasil no decorrer de 2012 quando o assunto é audiência e engajamento. Dos mais de 83 milhões de brasileiros conectados, cerca de 75% estão inseridos na rede, segundo dados do Ibope Nielsen Online.

A Brahma Futebol foi a marca que mais conquistou fãs no ano passado, com um crescimento de 186%, e também foi a campeã de engajamento. Já a capital que mais possui usuários conectados ao Facebook foi São Paulo, como era de se esperar pelo número populacional. Rio de janeiro vem logo atrás.

Confira esses e outros dados no infográfico abaixo:

engajamento_facebook

fonte: blog Pinceladas Digitais

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