6 indícios que as mídias sociais estão evoluindo

As mídias sociais vem ganhando espaço nas ações de marketing. Entenda porque essa tendência é crescente e porque as mídias sociais estão evoluindo.

Nós estamos nesse jogo social há algum tempo. Eu, você e um monte de empresas. Vimos as mídias sociais crescerem a partir de um fenômeno do crescimento de um canal de comunicação.

E nós também estávamos lá no surgimento do Pinterest, a adoção do Twitter e o seu papel no relacionamento com consumidores e também no aparente redesign da parede do Facebook na timeline que conhecemos hoje.

Em um canal em que as mudanças acontecem tão rapidamente não é difícil ser atraído para uma análise sobre aonde estamos e para onde estamos indo. Nesta rodada mais recente de reflexão, estamos sendo metralhados por inúmeras tendências.

Então, vamos dar uma olhada em como a mídia social está mudando para melhor…

#1. A mídia social vem ganhando peso como ferramenta de vendas

A mídia social sempre teve o pé firme como uma ferramenta de marketing e comunicação.

Mas, cada vez mais as equipes de vendas estão encontrando maneiras de incorporá-la em seus processos de vendas e, aqueles que o fazem estão vendo resultados bem impressionantes.

Em uma conversa com o HubSpot o vice-presidente e auto-proclamado vendedor reformado da Kurlan e Associados, Frank Belzer notou que dedica tempo diário para a criação de conteúdo em mídias sociais.

As vendas devem colaborar com o conteúdo e construir uma reputação de liderança de pensamento. A criação de conteúdo e mídia social devem ser incorporados à bonificações de vendas.

Responder uma pergunta nas mídias sociais recentemente, não apenas levou o fundador do KISSmetrics, Hiten Shah conseguir uma venda para a sua empresa, como também lhe rendeu alguns elogios no blog do cliente.

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As mídias sociais têm papel influente nas vendas se você souber dialogar com os usuários.

Como as empresas podem usar as mídias sociais como ferramentas de vendas

  • Configure alertas e monitoramento: Hiten Shah não apareceu para responder apenas as dúvidas de um usuário. Ele provavelmente tem alguma ferramenta de monitoramento de mídias sociais e alertas criados para notifica-lo das conversas que acontecem em torno da sua empresa e do mercado.
  • Mantenha a mídia social útil: Trate o social como um canal de promoção e você vai assustar o público. Em vez disso, defina o tempo para interagir com as pessoas e compartilhar conteúdo útil.
  • Use a inteligência das mídias sociais em suas chamadas de vendas: antes de se dedicar às ligações para os leads, certifique-se que você está ciente do conteúdo que eles compartilham nas mídias sociais.

#2. As mídias sociais são vistas cada vez menos como um jogo

A mídia social cresceu ao lado de outros canais de marketing e, com exceção do compartilhamento social, permaneceu como um canal isolado.

As interações de usuários com as suas publicações nas mídias sociais tem tanto a ver com as suas decisões de compra como a maneira com que eles se comportam no seu website ou na troca de e-mails.

Sendo assim, seja por marcação de cada ação social, com um código de rastreamento, ou através do mais avançado software integrado, mais e mais empresas estão encontrando maneiras de extrair dados de mídias sociais para dentro da estratégia de marketing.

Parte dessa tecnologia exige uma mudança técnica, enquanto a outra exige uma mudança cultural.

A mudança técnica

Plataformas de marketing foram construídas para integrar todos os seus canais de marketing na mesma visão.

Usando uma única plataforma de software para gerenciar cada um de seus canais é possível reduzir falhas de comunicação e permitir visualizar a contribuição de cada canal no resultado final.

A mudança cultural

Certifique-se que toda a sua equipe está escutando ativamente os prospects e clientes nas mídias sociais.

Estabelecer uma prática padrão de como as dúvidas são respondidas e que a notificação interna precisa acontecer como resultado de cada interação.

#3. As empresas estão olhando além do ROI

No início o engajamento foi a única métrica que interessava. Na ausência de quaisquer outras métricas, o engajamento tornou-se a principal forma de marketing avaliado no sucesso nas mídias sociais.

Hoje as coisas estão muito diferentes

A tecnologia foi transformada em necessidade de marketing para uma melhor maneira de avaliar o ROI e muitas empresas estão começando a evoluir a medição das mais superficiais métricas de mídias sociais, como cliques, retweets, e likes em métricas de monitoramento que estão ligados entre si.

A integração entre plataformas é capaz de reorientar a estratégia de geração de leads das empresas através da mídia social.

#4. A busca social está se tornando realidade

Busca social é um termo em evolução para a maneira com que os motores de buscas estão considerando os dados de um usuário nas mídias sociais para os resultados que obtêm com as consultas.

Os marqueteiros começaram a tomar nota sobre a busca social com o desenvolvimento do Google+ e do lançamento das buscas sociais do Bing no ano passado.

Mas a tendência de busca social continuou a ter mais atenção ainda. No início de janeiro o Facebook a Graph Search, um buscador que usa os sinais sociais para elevar os resultados mais relevantes.

Comece a usar etiquetas de autoria em seu conteúdo

As etiquetas de autor podem ajudar o seu conteúdo a se destacarem em resultados de pesquisa do Google. Para começar a tag Google Author, vá para a página de configurações de autoria do Google.

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Google Author é uma importante ferramenta de conteúdo social.

Identifique e nutra seus defensores nas mídias social.

A busca social prioriza o conteúdo que foi compartilhado por usuários e é importante compreender quem está partilhando o seu conteúdo e encontrar em formas de incentivar o comportamento.

Certifique-se de agradecer a seus evangelistas de mídias sociais e compartilhamento de conteúdo também.

#5. A pesquisa visual continua a crescer

Pinterest, Instagram, Tumblr, você está ouvindo esses nomes com bastante frequência hoje em dia e isso tem uma boa razão. De acordo com a comScore, os compradores que usam o Pinterest gastam mais dinheiro com mais frequência do que qualquer usuário de outra rede social.

Embora o conteúdo visual tenha uma grande vantagem no e-commerce e em empresas B2C, seus efeitos estão abrangendo todos os setores.

O Pinterest em particular começou a incentivar as empresas a alavancar a sua plataforma. Em novembro ele apresentou as contas empresariais e acrescentou uma série de novos serviços para ajudar a impulsionar o tráfego para o seu site.

Quando se trata de otimizar sua estratégia de marketing e motores visuais como o Pinterest, ajuda a começar com imagens claras e convincentes de seu conteúdo.

E isso também se estende a sites de redes sociais como o Facebook e o Google+ que também estão exibindo imagens com mais destaque do que nunca.

#6. O mobile está se tornando a principal maneira de acessar as mídias sociais

Segundo a Nielsen, o tempo gasto em aplicativos móveis vem aumentando 63% ano a ano no tempo gasto com mídia social. O mobile está rapidamente se tornando a principal maneira de consumir e interagir com o conteúdo.

Como resultado, nós estamos começando a ver as empresas considerando os dispositivos móveis como o meio primário de comunicação com seus clientes.

De websites responsivos, otimizados para dispositivos móveis, até coisas como geolocalização, as empresas estão começando a ficar de olho para maneiras que possibilitem um melhor consumo de conteúdo.

O que virá a seguir será fruto da criatividade de departamentos de marketing, mas o que sabemos é:

  • São muito mais do que smartphones. A otimização para o mobile precisa levar em conta todos os dispositivos que o consumidor utiliza, de telefones, tablets, para que seja realmente a próxima grande coisa; e
  • Tudo é sobre experiência. Enquanto suas ações no Facebook e Twitter podem ser facilmente consumidos no celular, o que acontece quando um usuário clica através do conteúdo que você compartilhou? O conteúdo é de fácil leitura?

Você não precisa ter todas as respostas imediatamente, mas manter um olhar atento para a forma que a sua empresa pode criar uma melhor experiência para os usuários é imprescindível.

E então, animado? O ritmo das mudanças pode fazer a cabeça girar algumas vezes, mas isso é exatamente o que torna um canal de marketing pioneiro.

Qual você acredita que será a maior oportunidade ou desafio no marketing de mídias sociais esse ano?

Este artigo foi adaptado do original, “6 Ways Social Media Marketing Is Changing (For The Better)”, do HubSpot.

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